O cenário de volta do aumento das taxas de juros no Brasil, aliado a uma política fiscal desafiadora, tem intensificado a pressão sobre empresas alavancadas quanto ao pagamento de dívidas. Companhias de capital intensivo são as mais impactadas, enfrentando maiores custos financeiros e necessidade de ajustes urgentes.
Com pedidos de recuperação judicial em níveis recordes, muitas empresas buscam reduzir a alavancagem por meio da venda de ativos. Um levantamento do Valor Data mostra que 23 das 100 maiores empresas da bolsa brasileira têm índices de alavancagem superiores a 3x EBITDA, um sinal de elevado risco financeiro.
O número de empresas enfrentando dificuldades é ainda maior quando consideradas as pequenas e médias companhias, que possuem menor margem para renegociações e enfrentam desafios adicionais na operação devido à desaceleração em alguns setores ocasionada pelo contexto macroeconômico.
As empresas brasileiras e seus sócios podem contar com a Volt Partners nesse cenário adverso para viabilizar sua equalização financeira através de operações de M&A.